“Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971. ”
Vamos focar em curiosidades sobre a bandeira, nossas estrelas e cores.
A Spica, estrela sozinha acima da faixa “Ordem e Progresso”, ao contrário do que muitos pensam e dizem, ela não representa o Distrito Federal e sim o estado do Pará, que na época em que foi elaborada a bandeira e observado o céu pelo observatório nacional localizado no Rio de Janeiro, a então capital do Brasil, correspondia ao maior território acima do paralelo do equador. Para cada estado brasileiro, uma estrela e por lei a cada criação e extinção destes, uma estrela é criada e ou extinta.
São ao todo 27 estrelas que representam os 26 seis estados e o Distrito Federal. Curiosidade sobre a estrela que o representa, ela é a menor e menos perceptível em relação às outras, mas há um diferencial, todas as outras giram em torno dela, assim como o centro das decisões, o Congresso.
Quanto às cores da nossa queridíssima e amada bandeira que tremula em arenas de jogos, enfeitam prédios públicos e são símbolos de manifestos populares, seus significados fogem às explicações montadas dos livros didáticos os quais eu tive acesso e os lambi e os amei com mão no peito sentindo o nó na garganta de orgulho do meu país, bem vamos lá, farei um comparativo,
O verde – representa a mata brasileira? Não, é a cor da família Bragança que à época era a família real de Dom Pedro I;
O amarelo – homenagem à sua primeira esposa D. Leopoldina, a cor de sua dinastia austríaca;
O azul – é simplesmente a esfera, a forma perfeita, simbologia romana indicativa de soberania.
O branco, trazendo a frase positivista “Ordem e Progresso”.
E para você, leitor, qual a concepção que lhe cabe?
Se quiser se aprofundar no assunto numa visão positivista, acesso o site.
http://www.bandeiranacional.com.br/
Ana Cristina da Costa.
0 comentários:
Postar um comentário