E para continuarmos pensando sobre esse mercado, durante toda a semana traremos dica, matérias, curiosidades, palpites e afins... SEJA BEM-VINDO AO MUNDO LITERLETRADO!
A Hora e a vez do Mercado Digital
Na minha opinião, ainda falando sobre marketing editorial, o momento nunca foi tão propício. Editoras estão relativamente perdidas, sem saber ao certo como agir. Quem diria, hein?
Pela primeira vez o consumidor está à frente do mercado. É ele quem decide qual o próximo passo a ser dado. Ou até, muito possivelmente, a próxima tecnologia.
Booktubers tem surgido e forçado editoras a rever métodos e ações de marketing em grande escala.
O mercado digital, epubs, ebooks em geral, é uma realidade. Sobretudo ao autor iniciante, que miseravelmente, depende do surgimento e consolidação das novas plataformas de auto-publicação para existir.
É fato que editoras não ganham dinheiro com os livros digitais (não como gostariam, é bom que se diga), o que deixa claro duas coisas: a razão por não investirem tanto em livros digitais,ao menos aqui no Brasil, tampouco levantarem a bandeira. E o contínuo gasto e investimento em livros impressos de autores estrangeiros. Demonstrando lucros enormes, além de sorrisos.
1.7 bilhão de pessoas usam Smartphones, tablets e-readers em geral. Isso torna muito real o mercado digital para o autor iniciante. Só no Brasil, temos 1.3 celular por pessoa. Sem dúvida, uma ferramenta. E ao contrário do que a campanha que deveria ser intitulada "Tiro no Pé", veio para consolidar uma inteligência 3.0 e uma "política" de democratização do acesso à leitura.
Aos autores, cabe apenas ficarem atentos às mudanças, assim como as oportunistas prestadoras de serviço, loucas por uma fatia deste mercado. E administrar da melhor maneira possível , com engajamento e comprometimento real (não por modismo), sua carreira como autor.
O livro digital não veio pra tornar o impresso obsoleto. É bom que todos saibam de uma vez. Veio para mantê-lo ainda mais vivo. Além de nos dar voz e ferramentas no árduo caminho da autopublicação.
Luis Maldonalle.

0 comentários:
Postar um comentário