A exposição itinerante de artes visuais: “Homenagem à literatura negra brasileira” foi criada para contrapor e desconstruir uma representação (ainda atual) do negro como alguém inferior, merecedor de nenhum privilégio na sociedade; sem méritos ou talentos; chances ou oportunidades.”
A exposição que contém a curadoria de Mariane Helena e Bob Nascimento, trás a vida e obra dos escritores Carolina Maria de Jesus, Cruz e Souza, Maria Firmina dos Reis, Solano Trindade e Lima Barreto. O projeto consiste em uma Exposição itinerante de obras de arte contemporânea nas seguintes linguagens: Stêncio, Caricatura, Livros, Grafites, Colagens, Poemas, Fotografias, Gravuras, Livros-objeto, Pintura em tela, instalações e minis documentários.
“A partir de uma necessidade pessoal de encontrar reais referências negras na minha área de atuação, descobri uma infinidade de talentos apagados, embranquecidos e/ou esquecidos na nossa literatura. Conhecendo suas histórias, vi que eram tão formidáveis que mereciam ser contadas e conhecidas por outras pessoas que como eu precisam de pessoas para usarmos de inspiração.
Por tanto esse exposição é necessária para redescobrirmos a literatura brasileira, a partir do olhar do negro que de forma extraordinária, apesar das dificuldades também a talhou nos anais da história do nosso povo brasileiro.
Escolhemos como linguagem artística, a literatura, que principalmente por ser ela, tratada por muitos anos como algo exclusivo da elite do país; criou-se uma barreira entre os menos favorecidos. E até hoje é vista como “um bicho de sete cabeças”, inacessível e incompreensível.
Se já não fosse muitos complicadores, ao longo dos anos apesar de sua importância, a produção cultural dos negros ligada à literatura sofreu: apagamento, esquecimento e embranquecimento. Por tanto à necessidade e urgência de contar essas histórias que quiseram silenciar (e muitas delas permanecem silenciadas) com um “olhar negro” para o povo negro. Ou seja, a história do meu povo, contada pelo meu povo.”
Mariane Helena
A exposição que tem como objetivo humanizar os autores homenageados e ao mesmo tempo exaltar suas trajetórias já passou pelos seguintes locais:
• Solar da Viscondessa de Taubaté – Taubaté / SP
• Escola Estadual Amador Bueno Veiga - Taubaté / SP
• Centro da Juventude – São José dos Campos / SP
• Escola Municipal Lucia Pereira – São José dos Campos / SP
Para ficar por dentro das atividades do projeto e os locais por onde a exposição irá passar e se quiser convidar nossa exposição, basta acessar os seguintes links:
Site: https://marianehelena960.wixsite.com/expolnb
Página: https://www.facebook.com/expolnb/
Veja algumas obras da nossa exposição e fique ligado,
logo logo ela estará pertinho de você!















0 comentários:
Postar um comentário